COMO A CRIOLIPÓLISE FUNCIONA E O QUE É - Congelamento de Gordura Localizada

Oi queridas, o verão está chegando e muitas de vocês querem saber como a criolipólise funciona, então vamos aprender um pouco mais sobre esse método - também chamado de coolsculpting - que promete!

Primeiramente, sinto muito pessoal, mas vou-lhes revelar um triste segredo. Talvez muitos leitores que cuidem do corpo já saibam disso, mas ainda é algo muito difundido por aí (inclusive em revistas de renome): Exercícios físicos para regiões específicas não farão você perder gordura localizada. Explico melhor: qualquer exercício que você faça, seja aeróbico (ex: corrida) ou anaeróbico (ex: musculação) poderá ajudá-lo a diminuir seu percentual de tecido adiposo, devido ao aumento do gasto energético... Mas esse processo ocorre no corpo todo! Dessa forma, fazer abdominais não irá fazê-lo perder barriga, assim como exercícios para o tríceps não irão te proporcionar um “tchauzinho” estático!
Criolipólise ajuda a perder gordura localizada
Tais exercícios vão no máximo te ajudar a hipertrofiar os músculos treinados e a aumentar o gasto calórico diário, apenas isso... Eu sei, a realidade é dura! Deste modo, caso você queira perder gordura abdominal, aquela que te atormenta há anos, tenha em mente que isso só será possível de duas formas: através da perda de tecido adiposo geral, ou seja, consumindo menos calorias do que você gasta com suas atividades diárias (o que poderá ser otimizado através de dieta e exercícios específicos); ou através de algum tratamento local. O coolsculpting encaixa-se na segunda opção!

O que é criolipólise?” você pergunta. Essa técnica é uma novidade no quesito eliminação de gordura localizada sem cirurgia, e ela te fará emagrecer rápido sem exigir que você feche a boca ou se acabe na esteira! Parece mágico, não é mesmo?

1 - Mas afinal o que é, e como funciona a criolipólise?


Como perder a barriga?Fazendo uma análise etimológica da palavra CRIOLIPÓLISE, podemos extrair facilmente seu exato conceito. “CRIO”, do grego “kryos” significa gelo, frio. LIPO, do grego “lípos” significa gordura, substância gorda. E “LISE” do grego “lúsis”, exprime a ideia de dissolução, ato de separar. Essa técnica consiste, portanto, na dissolução da massa gorda pelo frio!
O cerne deste método está, basicamente, no congelamento da gordura localizada, que gera sua inflamação e consequente eliminação gradual pelas fezes e urina.

A maneira pela qual o organismo reage de modo a isso ser possível ainda não é perfeitamente entendida pelos especialistas. Apesar disso, existem evidências concretas que apontam para um processo inflamatório das células adiposas e sua consequente morte por apoptose (uma autodestruição celular ordenada) que surge em decorrência da exposição prolongada a baixas temperaturas. Para saber mais sobre os testes já feitos, veja esse nosso post que explica a história origem do tratamento com criolipólise!

Método de congelar a gorduraPara realizar esta técnica, é criado um ambiente de baixa temperatura, que não deve ser extrema, para não haver ulceração por congelamento, mas que deve ser necessariamente inferior à temperatura corporal. E é isso que os aparelhos de criolipólise fazem! Através de uma ponteira, é formado um vácuo que suga a região da gordura localizada, possibilitando que apenas essa região seja resfriada.

Entenderam como a criolipólise funciona? Talvez alguns estejam desconfiados e indagando mentalmente se o frio poderia causar danos à pele... Afinal, sabemos o estrago que o gelo pode causar nos dedos dos pés de alpinistas. Esta pergunta é muito pertinente e a respondemos neste post sobre os riscos da criolipólise.

2 - Quais serão os resultados? Quanto de gordura vou perder?


Você perderá de 20% a 30% de gordura na região tratada, a cada sessão. Essa quantidade variará conforme a região e a quantidade de adipócitos existentes nela.
Em breve faremos um post apenas com fotos de resultados do coolsculpting, para você ter uma noção melhor do que esperar desta técnica.

3 - A gordura volta depois da criolipólise?


Essa é uma dúvida comum. Ao invés de responder apenas sim ou não (o que seria superficial demais), vamos analisar a situação a fundo.

O que acontece se eu engordar depois da criolipólise?


Quando emagrecemos, nossas células de gordura não desaparecem, apenas murcham. Ao engordarmos, é muito fácil recuperarmos nossas formas antigas, pois as células - que estão no mesmo lugar - apenas inflam novamente. Alguns tratamentos promovem o mesmo efeito que o emagrecimento natural: deixam as células adiposas murchas. Um exemplo disso é a aplicação de enzimas (tratamento inspirado no antigo e polêmico Lipostabil).

Esse não é o caso do coolsculpting que, nesse ponto, pode ser comparado à lipoaspiração. Isso porque, assim como a lipo, a criolipólise funciona pela eliminação das células de gordura, embora através de um processo diferente: enquanto a lipo retira-as com uma cânula, o congelamento faz com que elas "morram" e sejam eliminadas pelo organismo.

Logo, caso você passe a ingerir mais calorias após uma lipo ou uma sessão de criolipólise, você irá engordar, obviamente... Mas é mais "trabalhoso" para o corpo retornar às exatas formas antigas, pois, para isso, ele terá que produzir novos adipócitos. Isso, contudo, não significa que seja algo impossível de acontecer... (Senão seria moleza ser magra né? Era só lipar ou criolipar tudo e voltar a comer!).

criolipólise funciona, mas a gordura pode voltar
Ilustração de ganho de gordura após lipoaspiração

O que deve ser compreendido é o seguinte: se você ingerir mais calorias do que gastar ao longo dos dias, você irá engordar (aqui não estamos considerando a hipótese de ganho de massa magra para aqueles que praticam musculação). O coolsculpting não o fará engordar menos, talvez apenas dificulte o aumento daquela região específica, e só.

Exemplo prático de como a criolipólise funciona caso você engorde:


Em termos bem simples: Vamos supor que Joana pese 60 kgs e tenha feito uma sessão de criolipólise na barriga. Antes do tratamento, ela possuía 80 cm de abdomen, e após o tratamento ficou com 75 cm. No entanto, alguns meses depois, ela relaxou e engordou 5 kgs. Ela pode, depois deste ganho de peso, ter mantido os 75 cm de abdomen? A resposta é: Sim, pode. No final da história, Joana poderá tanto ter mantido a medida na região da barriga, quanto ter ganhado alguns centímetros. Mas uma coisa é certa: com um ganho de 5 kgs será praticamente impossível ela ultrapassar os 80 cms iniciais. Vamos analisar isso melhor:

criolipólise funciona como lipoaspiração
Criolipólise funciona e lipo mais ainda...
Mas calorias em excesso sempre se transformam em
 gordura, e ela ficará aparente em algum lugar

Hipótese 1 - aumentou para 80 cms de abdomen: Perceba que, caso ela fique com 80 cm de abdomen após ter engordado 5 kgs, ela não irá ter voltado à estaca zero. Ao visualizar esta situação superficialmente, temos a impressão de que a criolipólise não funciona e que foi inútil, mas não! Perceba que ela está com a mesma medida que tinha quando possuía 5 kgs a menos. Caso não tivesse feito a criolipólise, provavelmente estaria com 84 cms de barriga, ou medida semelhante.

Hipótese 2 - manteve os 75 cm de abdomen: Caso Joana não recupere os centímetros perdidos com o tratamento, ela fatalmente sentirá a diferença em outras partes do corpo, como culote, braços, etc. Isso porque se nosso superávit calórico aumenta (ou seja, as calorias extras ingeridas que não são gastas por nós), células de gordura aumentarão ou serão criadas em alguma parte do corpo! Pra algum lugar aquele pão de queijo com catupiry safado tem que ir, não é mesmo?

Resumindo...


Sim, a gordura pode voltar, assim como ocorre com a lipoaspiração ou qualquer outro método... Mas, para isso acontecer, você terá que se esforçar bastante! (ou não, porque comer não é esforço nenhum, rs).
Comer uma porcaria aqui e outra ali de vez em quando ou passar uma semana viajando sem se importar com a alimentação, por exemplo, não arruinará os resultados. O problema é fazer disso uma regra e criar maus hábitos alimentares.

Criolipólise é contra indicada para obesos
Um exemplo a não ser seguido!
Bom, por hoje é só... Espero que você tenha entendido o que é e como a criolipólise funciona. Não deixe de comentar e compartilhar com suas amigas! :)